calendário do exame

Quase 4 milhões de pessoas pediram isenção no Enem

Joyce Noronha



Foto: Ronald Mendes (Especial / Diário)

O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, e de justificar ausência da edição passada, encerrou ontem e, ao todo, 3.818.663 brasileiros solicitaram o benefício. Deste total, 130.803 foram pedidos feitos por candidatos do Rio Grande do Sul, de acordo com a assessora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é o órgão responsável pela organização das provas do Enem. 

Inscrições para o Encceja começam hoje

Os resultados das solicitações de isenção e das justificativas de ausência serão disponibilizados na próxima segunda-feira, 23, na Página do Participante. Será preciso fornecer o CPF e senha para conferir o resultado.

De 23 a 29 de abril, serão recebidos os pedidos de recursos referentes a esses resultados, uma novidade desta edição. Nesse período, o interessado terá a oportunidade de apresentar novos documentos, caso tenha tido a solicitação negada. A relação de documentos aceitos no caso de recursos está listada no site Enem 2018 e no portal do Inep.

O resultado do recurso será divulgado em 6 de maio, véspera do início das inscrições. Se o recurso for negado, o interessado em fazer o Enem 2018 ainda terá a opção de fazer a inscrição e pagar a taxa de R$ 82. Todos os interessados em fazer o Exame, isentos ou não, deverão fazer a inscrição entre 7 e 18 de maio.

CONCLUINTES
Das 3,8 milhões de solicitações de isenção, 971.924 foram de estudantes concluintes do ensino médio em 2018, nas escolas da rede pública, um dos quatro critérios que garantem o direito à isenção. Antes a isenção desse grupo era automática. No Estado, 33.147 candidatos solicitaram isenção como concluintes do Ensino Médio em colégio público.

UFSM prorroga inscrições para curso de formação de pós-graduação por cotas

No Enem do ano passado, 1,4 milhão de isentos eram concluintes do Ensino Médio na rede pública.

JUSTIFICATIVAS
Do total de pedidos, 208.588 foram participantes isentos em 2017, que faltaram aos dois dias de aplicação e precisavam apresentar documentos que comprovasse o motivo da ausência para terem direito a nova isenção.  

Depois de 20 anos de viagem de bicicleta pelo Brasil, ciclista dá palestras em escolas

Entretanto, apenas 8.486 apresentaram a documentação exigida e 200.102 declararam não possuir documentos que justificassem a ausência no Exame. No Enem 2017, mais de 4,7 milhões de participantes obtiveram a isenção.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Escolas estaduais se preparam para começar o ano letivo de 2018 Anterior

Escolas estaduais se preparam para começar o ano letivo de 2018

Depois de 20 anos de viagem de bicicleta pelo Brasil, ciclista dá palestras em escolas Próximo

Depois de 20 anos de viagem de bicicleta pelo Brasil, ciclista dá palestras em escolas

Educação